sexta-feira, 26/07/2024

Casas Espíritas aniversariantes de dezembro de 2018

Na quinta-feira, 08 de dezembro do ano de 1904 era fundado, na cidade do Recife, na Rua da Concórdia, em um segundo andar, o Centro Espírita Regeneração, primeira sociedade espírita surgida em Pernambuco. Seus fundadores são: Clodoaldo Fernandes Viana, Benjamim Pereira Guerra, Antônio da Costa Alecrim, Amaro Dornelas, Jorge Sarmento Arantes, Joaquim da Cunha Maia, Luiz Rizzo, entre outros. A partir de 07 de março de 1915, o Centro Espírita Regeneração passa a denominar-se Federação Espírita Pernambucana, como Entidade Federativa, Coordenadora e Representante do Movimento Espírita no Estado de Pernambuco e no Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira. A partir do ano de 1964 sua sede passa a funcionar na Avenida João de Barros, 1629 – Espinheiro – Recife.

No sábado, 08 de dezembro de 1984, a FEP comemorou seus 80 anos de fundação e durante o mês de dezembro realizou programação especial, no domingo 02 de dezembro, com a presença do tribuno espírita baiano – Divaldo Pereira Franco, e no domingo dia 09 com a presença de Francisco Thiesen, então presidente da FEB – Federação Espírita Brasileira.

Novamente numa quinta-feira de dezembro, dessa feita em 03 de dezembro de 1908, é fundada a Revista A VERDADE, órgão de comunicação do então Centro Espírita Regeneração, hoje, Federação Espírita Pernambucana. Seus fundadores são Clodoaldo Fernandes Viana, Manoel Arão, Agripino Silva, Ermírio Lima, João Ezequiel e Pedro Buarque.

Fonte: Opúsculo História da Liga Espírita de Pernambuco, por Paulo Francisco de Souza (in memoriam) – Presidente do Conselho Diretor e vice-presidente da Diretoria Executiva da LEP.