domingo, 19/05/2024

Casas espíritas pernambucanas aniversariantes em maio

CEMIL – 30 ANOS!
CEMIL – Centro Espírita Missionários da Luz, localizado no Município de Tuparetama/PE, foi fundado em 22 de maio de 1988 por Felicidade Trajano Branquinho, Arleide Maria de Souza, José Anchieta de Araújo e Olindina Luciano. O grupo teve início a partir de reuniões semanais de estudos do ‘Evangelho no Lar’ na residência de Felicidade Trajano Branquinho, que por sua vez tivera contato com a doutrina através das casas espíritas ‘Eurípedes Barsanulfo’ e ‘NEASA- Núcleo Espírita Assistencial  de Arcoverde’ em 1983.
Com o crescimento do grupo de estudos  na residência de Felicidade, esta construiu com ajuda de amigos um pequeno salão nos fundos de sua casa e em 22 de maio fundaram a SEMIL, com “S” pois na época foi registrado como SOCIEDADE ESPÍRITA. Posteriormente com a mudança no Código Civil a denominação passou a ser ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA com a sigla ASSEMIL. Na atualidade a denominação definitiva é CEMIL- Centro Espírita Missionários da Luz. As reuniões públicas do CEMIL acontecem aos domingos, às 19h00.
O Cemil teve seus estatutos publicados pelo Diário Oficial em 29/12/90 (edição 24, pág. 23) e no mesmo ano tornou-se adesa à FEDERAÇÃO ESPÍRITA PERNAMBUCANA; seu registro em cartório data de 16/01/91.  O Cemil é reconhecido, pelos seus serviços prestados, como Entidade de Utilidade Pública pela Lei Municipal nº 158/97  de 25 de junho de 1997.
——————————————————————————————————————-
Em maio de 1977 foi inaugurada a BANCA DO LIVRO ESPÍRITA, localizada à Rua Engenheiro Ubaldo Gomes de Matos, 185, ao lado do DIÁRIO DE PERNAMBUCO, esquina da pracinha de mesmo nome, no Centro da Capital Pernambucana.
Quando de sua inauguração, a Banca do Livro Espírita pertenceu ao Grupo Espírita Regeneração Cristo e Caridade, localizado no bairro do Bongi. Atualmente, pertence ao Núcleo Espírita Missionários da Luz, localizado no bairro do Pina.
Temos preciosa estima pela Banca do Livro Espírita que hoje se configura em um patrimônio inestimável para o Movimento Espírita Pernambucano.
————————————————————————————————————————————————————-