sábado, 27/07/2024

DAE_Projeto_CaminhosSeminário para Trabalhadores Espíritas aborda Dependência Química, Suicídio e Depressão em Recife!

Facilitadores: Vânia Reis (PI) e Rener Cunha (MG) – Coordenadores Nacionais do Projeto Caminhos da FEB – Federação Espírita Brasileira.

Datas: 9 e 10 de julho de 2016
Horários: dia 09 – das 14h00 às 18h00
dia 10 – das 08h30 às 12h30

Local: Auditório Lírio Ferreira – FEP – Avenida João de Barros, 1629 – Espinheiro – Recife/PE

SOBRE O PROJETO CAMINHOS

O Projeto Caminhos iniciou suas atividades em março de 2014. Em linhas gerais, intenciona contribuir com esclarecimentos, informações e reflexões acerca da dependência química, suicídio e depressão para trabalhadores espíritas e população em geral.

A principal estratégia utilizada é a realização de seminários gratuitos sobre os referidos temas, em capitais e municípios. São dois tipos de seminários:

a) um, que se destina a todos os interessados. São distribuídas apostilas com conteúdos esclarecedores sobre os temas.

b) outro, se destina apenas a trabalhadores e dirigentes espíritas, oportunidade em que é possível abordar as temáticas de modo mais aprofundado, contribuindo para a formação do trabalhador e abrindo espaços para reflexões sobre o fazer na Casa Espírita diante destas problemáticas complexas e desafiadoras.

Nestes, além das apostilas referidas, são distribuídas outras, específicas para trabalhadores.
Não temos modelos, nem pretendemos construí-los, pois cada Centro Espírita tem uma realidade (potencial de recursos humanos, espirituais, materiais). Contudo, temos parâmetros, orientações básicas, experiências em andamento, que nos permitem oferecer bases para reflexões.

A construção dos caminhos e as decisões ficam a cargo de cada Federação, de cada Centro Espírita. Em caso de interesse das localidades trabalhadas, nos mantemos em contato, oferecendo o apoio que esteja ao nosso alcance.
O Projeto Caminhos é coordenado por Vânia Reis (PI) e Rener Leite da Cunha (MG). Desenvolve-se no âmbito da Federação Espírita Brasileira, Área de Atendimento Espiritual. Até o momento, percorreu 38 cidades, de 6 estados do Nordeste. Está agendando seminários nos demais estados da região para até o final do corrente ano.