terça-feira, 16/07/2024
Uncategorized

FEP em Defesa da VIDA – “Vim para que tenhais vida e vida em abundância” – Jesus (João, 10:10).

Em Defesa da VIDA

“Vim para que tenhais vida e vida em abundância” – Jesus (João, 10:10).

A Federação Espírita Pernambucana (FEP), neste mês de setembro, vem reafirmar seu compromisso com a VIDA. Bem conhecemos as dificuldades que precisamos vivenciar, mas para todas elas temos os ensinamentos de Jesus à luz da Doutrina Espírita.

“De duas espécies são as vicissitudes da vida, ou, se o preferirem, promanam de duas fontes bem diferentes, que importa distinguir. Umas têm sua causa na vida presente; outras, fora desta vida”¹. Compreender essas causas, procurar diminuir nossas imperfeições e encontrar alegria no viver, no trabalho profissional e/ou voluntário, nos afetos de ontem, de hoje e também nos de amanhã, é roteiro seguro para vencermos as nossas imperfeições e dificuldades.

A melodia já nos diz que “um dia seremos anjos, vamos trabalhar e acreditar”². Assim, aprendendo a amar, como Jesus pediu, a Deus, ao próximo e a nós mesmos, certamente estaremos nos protegendo dos males que possamos encontrar na nossa caminhada. Não podemos continuar esperando que alguém nos faça feliz, que resolva nossos problemas. Precisamos tomar a diretriz das nossas vidas e sermos os construtores da nossa felicidade. A certeza de que fomos criados para sermos felizes e que a cada dia Jesus nos oferece ajuda através das oportunidades, nos permitirá tomar as melhores decisões e nos fortalecer todos os dias. “O amor resume a doutrina de Jesus inteira, visto que esse é o sentimento por excelência, e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso feito. (…) Feliz aquele que ama, pois não conhece a miséria da alma, nem a do corpo”³.

“A severa crise destes dias é a mesma desde o início dos tempos e se prolongará ainda por um largo período na sociedade terrestre. Nada obstante, aqueles que estão convidados para a construção do Mundo Novo deverão doar-se ao amor, de forma que os seus atos valham mais do que as suas palavras e todos os reconheçam pela qualidade de entendimento e de fraternidade que exista entre eles”⁴.

A Federação Espírita Pernambucana, sempre atenta às necessidades do mundo atual vem, mais uma vez, se colocar à disposição de todos os que buscam encontrar um motivo para ser feliz.

“O Espiritismo anda no ar; difunde-se pela força mesma das coisas, porque torna felizes os que o professam”⁵.

Referências:
¹. ESE – Capítulo V-4
². Anjos – Grupo Acorde
³. ESE – Capítulo XI-8 –Lázaro (Paris, 1862)
⁴ Pereira Franco, Divaldo; Rodrigues, Amélia. A Mensagem do Amor Imortal – Capítulo 11
⁵. O Livro dos Médiuns – 1ª parte – Capítulo III-30